Ceará investe em segurança e capacitação para a Copa 2014

Secretaria de Segurança terá novos helicópteros e carro antibomba.
Iniciativa privada 'antecipa' investimentos para atender demanda da Copa.

A realização da Copa do Mundo e Copa das Confederações no Ceará antecipou investimentos da iniciativa privada no estado. O Governo também adotou uma série de medidas nas áreas de turismo e segurança para a realização do maior evento de futebol do planeta.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) planejou um esquema de reforço na segurança de Fortaleza para o período da Copa do Mundo, em julho de 2014. De acordo com a pasta, o esquema foi planejado após a confirmação do Ceará como sede de jogos do evento e um novo esquema será planejado para durante a Copa das Confederação, evento que funciona como uma prévia da Copa, um ano antes e com oito seleções.
O reforço inclui a aquisição de dois helicópteros para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas, sendo um deles usado para resgate. Os helicóteros também terão link de transmissão de imagens em tempo real para salas de monitoramento. O plano da Secretaria de Segurança prevê também a aquisição de um veículo especial antibomba para controle de atentados.

Hotéis e turismo
O secretário de Turismo do Ceará (Setur), Bismark Maia, disse que todo o investimento em turismo no Ceará nos próximos quatro anos foram pensados antes do estado ser definido como sede da Copa. Devido a isso, segundo o secretário, o desenvolvimento do turismo no Ceará está adiantado em relação às demais cidades-sedes.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Régis Nogueira, afirma que "ninguém faz planejamento de construção de hotéis para a Copa, que só dura 20 dias". No entanto, diz Nogueira, os empreendimentos previstos para serem concluídos até 2017 foram "antecipados" para receber o evento.
Segundo Nogueira, a Região Metropolitana de Fortaleza terá 40 mil leitos disponíveis durante a Copa; atualmente são 26 mil. Ainda de acordo com o presidente da ABIH, a maior parte dos novos empreendimentos serão implantados na Região Metropolitana, e não na capital. A previsão da ABIH para o mês da Copa é de quartos 100% ocupados.
A ABIH no Ceará apresentou à Fifa sete hotéis da cidade como sugestão para hospedar as seleções que jogarão no Estado; entre elas, já confirmada, a selação Brasileira, em jogo da primeira fase. Uma das exigências da Fifa é que em um raio de 11 quilômetros do hotel haja um campo de treinamento.

Capacitação
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Evandro Leitão, afirmou em entrevista à TV Verdes Mares que há um déficit "público e notório" nos setores de construção civil e serviços. Para diminuir o déficit, a pasta requisitou ao Governo Federal R$ 38,8 milhões para financiar o programa de capacitação Agentes da Copa. O programa visa preparar 40 mil jovens, 10 mil por ano, nos segmentos de turismo e hospitalidade, idiomas, serviços culturais, e comércio.
Também com o objetivo qualificação para os serviços prestados durante a Copa do Mundo, a Secretaria trabalha com a meta de 8.500 vagas para o programa Pró-Jovem 2011. Em 2010, foram 6.500 inscrições, dos quais 1.400 inscritos (40%) ingressaram no mercado de trabalho, de acordo com a Secretaria do Trabalho.

Face

Av. Monsenhor Tabosa, 1280 Praia de Iracema
Cep. 60165-011 Fortaleza, Ceará, Brasil.
Reservas: (85) 3198 7300
Fax: (85) 3198 7398
Exibir mapa ampliado